quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

À GUISA DE CONCLUSÕES... VALEU A PENA?


Já diz o poeta "Tudo vale a pena se a alma não é pequena"... portanto valeu sim, e muito.

Valeu por mim, valeu pelos meus colegas de trabalho... valeu pela nossa aprendizagem, pela nossa superação.

Quando olho para trás me vem à lembrança o primeiro telefonema que recebi, a primeira visita que recebemos na escola, lá no mês de Agosto de 2008 (se a memória não estiver falhando!) nos convidando para fazer parte de mais das inovações do IAS... na primeira visita a empolgação, na chegada dos micros a alegria, no primeiro encontro na sede do Instituto, o medo... não dava mais para voltar atrás. Minha maior preocupação era convencer "meus" professores a fazerem parte deste desafio... mas quem? Pensei nos muitos problemas que tenho no cotidiano escolar e meu medo triplicou... neste momento rezei... parece piada, é um tanto quanto piegas... mas não podemos fugir ao que somo e na minha história de vida aprendi a orar e vigiar. Primeira reunião com todo corpo docente, apresentei o Programa, confesso que não fui lá grande coisa na "venda do peixe", mas, nada e ninguém em nossa vida surge por acaso... e lá despontaram 11 integrantes do corpo docente que se interessaram pela empreitada. Tive que "excluir" um, selecionei pelo perfil, pela personalidade, pelas relações interpessoais... geralmente ser Diretor de Escola não é algo fácil, principalmente nestas horas. Começamos a formação, virei "a cobradora", muitos dos professores devem ter ficado bravos com meus e-mails, mas sempre foram bonzinhos e nunca me desacataram. A vida foi eliminando da formação alguns... problemas pessoais, problemas de saúde, problemas emocionais... dos dez que começaram, seis perseveraram até o fim e fizeram um trabalho M A R A V I L H O S O... enfrentaram barreiras, caras feias, desconfianças, comentários indignos, mas relevaram, passaram por cima dos problemas, se fortaleceram, se apoiaram e venceram. Tenho certeza que chegamos ao final desta primeira etapa da formação com esta sensação de missão cumprida, com o sorriso que só quem venceu sabe dar. Hoje somo pessoas e profissionais melhores. Hoje fizemos de nossos alunos pessoas melhores. Assim como nós passanos pela prova de fogo e vencemos, eles também o fizeram. Vi isso no brilho do olhar deles, no capricho das pesquisas, no trato entre eles, na aplicação durante o SARESP, na mudança do comportamento em sala de aula, na fala de muitos professores, na surpresa de alguns pais, na responsabilidade expressa em ações e no olhar de orgulho que cada aluno e cada professor envolvido no processo estampa ao ser questionado sobre o trabalho. Valeu a pena sim, sim, sim e só valeu a pena porque todos os envolvidos não possuem alma, braço e vontade pequena!
Vocês devem estar se perguntando quem é esta biruta, metida a poeta, filosofando neste blog, cuja construção constitui para mim um desafio, diga-se de passagem!). Eu sou Claudia, a atual Diretora do Joseano... Este blog foi minha tarefa final... ele contém um pedaço de uma escola que eu gosto muito e que gostei ainda mais neste ano, pelo simples fato de ter convivido com pessoas especiais que me fizeram voltar a crer que uma educação prazerosa e de qualidade ainda é possível!
Obrigada, caros professores, amigos queridos!

Um comentário:

  1. Claudia, querida! Que FANTÁSTICO! Não consegui conter a emoção diante do teu depoimento. Ficamos muito felizes em fazer parte dessa história e compartilhar com vocês essa felicidade de semear frutos e acreditar numa nova educação.

    Parabéns com carinho a todos professores e um abraço muito especial a você que tanto se empenhou nessa árdua, mas prazerosa, tarefa de liderar um grupo de campeões!

    Beijo grande!
    Luiza de Marilac
    Agente Técnica Escola Conectada

    ResponderExcluir